sexta-feira, 26 de março de 2010

Oito razões porque necessitamos da apologética

Existem várias razões porque necessitamos da apologética, dentre as quais destacamos.
A primeira e mais óbvia é porque somos ordenados a defender a fé: 1 Pedro 3:15 diz, "mas santificar a Cristo como Senhor nos vossos corações, estando sempre pronto para fazer uma defesa a todo aquele que vos pedir uma conta para o esperança que há em você, mas com mansidão e reverência. "
Segundo, precisamos apologética porque ajuda os cristãos a saberem de sua fé. Isso é algo que, infelizmente, está faltando entre os crentes. A maioria não sabe muito sobre sua fé, e muito menos é capaz de descrever a Trindade, a duas naturezas de Cristo, sua ressurreição física, ou mesmo para dizer a diferença entre justificação e santificação. A Apologética ajuda a definir e defender a verdade do evangelho.
Em terceiro lugar, apologética é uma tentativa de manter as pessoas fora do inferno. Deus leva muito a sério o pecado, e Ele irá punir aqueles que se rebelaram contra ele e não estão cobertos com o sangue de Cristo. Como cristãos, devemos estar motivados para apresentar a verdade da salvação em Jesus. Nós não devemos ficar de braços cruzados e ignorar o dilema do incrédulo. Temos de dizer-lhes que o pecado é real, porque Deus é real, e que quebra a lei de Deus tem uma consequência. Desde que todos nós pecamos, nós não podemos manter a lei de Deus perfeitamente. Além disso, não podemos desfazer a ofensa a um Deus infinitamente santo, porque não são infinitas ou santo, a única coisa que resta para nós é para cair sob o juízo de Deus. Mas Deus providenciou uma maneira de escapar esse julgamento. É por isso que Deus se fez homem em Jesus. Ele alegou ser Deus (João 8:24,58; comparar com Êxodo 3:14). Jesus levou nossos pecados em Seu corpo na cruz (1 Pd 2. : 24). Ao confiar em Cristo para o perdão dos nossos pecados, nós seremos poupados do julgamento justo de Deus sobre o pecador. salvação não é encontrado no budismo, o islamismo, o relativismo, ou em si mesmo: Só é encontrada em Jesus. Nós precisamos não só defender a palavra de Deus e a verdade, mas também apresentar o evangelho a todas as pessoas para que possam escapar do julgamento por vir.
Quarto, precisamos de apologética para contrariar a má imagem que o cristianismo recebeu na mídia e na cultura. Televangelistas e seus escândalos - tanto sexualmente como monetariamente - são uma vergonha para o cristianismo. A Igreja Católica não tem ajudado com seus escândalos envolvendo padres. Acima de tudo, a mídia é muito tendenciosa contra o cristianismo, e você vai ver as opiniões negativas do cristianismo promovidos por toda parte.

Em quinto lugar, precisamos de apologética porque há uma ameaça constante da apostasia na igreja cristã visível. Tal é o caso com a denominação de Igreja da Comunidade Metropolitana, que defende abertamente o apoio da homossexualidade, em violação das Escrituras (Romanos 1:18-32) . Além disso, a partir de 2002, a Igreja Evangélica Luterana está em risco de apostasia, por admitir a ideia de aceitar as relações homossexuais na igreja. "A Igreja Unida de Cristo estabeleceu um fundo de bolsa de 500.000 dólares para os seminaristas gays e lésbicas sexta-feira e pediu uma maior aceitação das homossexuais de outras denominações ". (Igreja Unida Faz Gay Scholarship, CLEVELAND, 16 de junho de 2000, o AP em linha através de COMTEX). Ou: "O tribunal supremo da Igreja Metodista Unida pediram quinta-feira para reconsiderar a proibição da denominação do clero gay". (Tribunal da Igreja Metodistas Unidos pediu para decidir sobre a proibição de clérigos homossexuais, Nashville, Tennessee, 25 de outubro de 2001, AP Worldstream via COMTEX). Estes exemplos são manifestações da necessidade incrível para defender a verdade bíblica dentro dessas igrejas que afirmam ser cristãs .
Sexto, uma outra razão que precisamos apologética é por causa dos muitos ensinamentos falsos lá fora. O Mormonismo ensina que Deus usou um homem de outro mundo, que trouxe uma das esposas de sua deusa com ele a este mundo, que produzem prole que nascem os bebês humanos, e que você tem o potencial de se tornar um deus de seu próprio mundo. As Testemunhas de Jeová ensinam que não há Trindade, que Jesus é o Arcanjo Miguel, que não há inferno, e que apenas 144.000 pessoas irão para o céu. Ateísmo nega a existência de Deus, ataca abertamente o cristianismo e está ganhando terreno na vida pública e nas escolas.O Islamismo ensina que Jesus não era Deus em carne, que Jesus não ressuscitou dentre os mortos, e que Ele não fez expiação pelos nossos pecados . Ele ensina que a salvação é parcialmente baseado em um de obras e em parte baseada na graça de Deus. Ele ensina que o Espírito Santo é o anjo Gabriel (Surah 2:97; 16:102); que os seres são invisíveis criado Jinn (51:56) do fogo (15:27, 55:15), e que Maomé era maior do que Jesus. Mesmo dentro da igreja cristã, existem falsos ensinos. Podemos ver que tanto dentro da igreja cristã e fora dela, falsos ensinos estão bombardeando os crentes (e não crentes) em todo o mundo.
Em sétimo lugar, o aumento da imoralidade na América é uma ameaça não só à sociedade, mas também ao cristianismo. Este é um problema grave, porque uma sociedade imoral não pode durar muito tempo. As estatísticas do grupo de pesquisa mostram que 64% dos adultos e 83% dos adolescentes disseram verdade moral depende da situação que você está dentro de 19% da população adulta, acredita que "toda a ideia de pecado está desatualizado." 51% acreditam que "se uma pessoa é geralmente bom, ou não suficientemente boa, ele vai ganhar um lugar no céu. "
Quando a moral de uma sociedade falhar, a sociedade falhará. Basta olhar para a história e pensar na Roma Antiga, Grécia Antiga ou apresentar dia Enron, Watergate, e estagiários da Casa Branca. Imoralidade infiltra-se em todas as áreas da nossa cultura. Considere o seguinte: No New York Times,em linha, de 12 de maio de 2002, no artigo "com jogos de Havoc, Men Will Be Boys", o autor, Warren St. John, entrevistas de alguns jogadores do que ele diz é muito video game popular. Um rapaz diz: "O que eu gosto de fazer é entrar no carro e dirigir ao redor e fazer drive-by shootings. Você pode transportar alguém para fora de seu carro e bateu em cima delas e roubar seu dinheiro e seu carro. É tipo de engraçado que você tem essa capacidade. " .... Um publicitário de Long Island diz fascínio The Game's vem para baixo "só vai matar em séries." Nem todos os jogos de vídeo são violentos, mas o fato de que ele é tão popular e que os jovens estão sendo treinados por eles é muito preocupante.
Não estou defendendo um sócio político teocrático regra administradas por cristãos popa vestindo preto e branco roupas e chapéus de altura. Mas estes tipos de tendências sociais são preocupantes, e que refletem um declínio moral da América, onde o que é bom é chamado de mal e o que é mal é chamado de bom. Deus nos diz em Filepenses. 4:8 "Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo é honesto, tudo está certo, o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma excelência e se alguma coisa digna de elogio, deixe seu habitar mente sobre estas coisas. Não podemos ignorar a palavra de Deus sem uma consequência".
Em oitavo lugar, precisamos apologética porque as escolas não são amigáveis ao cristianismo. Minha própria experiência em escolas não-cristã era um forte despertar para a hostilidade sem provocação que existe na escola, onde os professores de filosofia, professor de história, e até mesmo o professor de arte todos condenam o cristianismo. Don Feder na Crônica Conservador, em seu artigo de 22 de setembro de 1993, intitulado "Censura Fighting, PAW Será que o seu caminho", disse que em algumas bibliotecas secundária, os títulos incluídos livro The Joy of Gay Sex e How to Make Love to a Woman único. Há uma série de impressões de classes uma para seis que promover a Nova Era e ocultismo; um programa de educação controversa droga chamada Quest, que informa os alunos que só eles podem decidir se é ou não OK para usar drogas, bem como textos que direta estudantes a fantasiar sobre o suicídio, a autoridade familiar religião atacar e destruir.
Se alguma vez houve um tempo em que a apologética é necessária, que é agora.

Fonte: CARM (Christian Apologetics & Research Ministry)

2 comentários:

Adriano Ramiro disse...

Muito bom!
Sem apologética não existe Cristianismo e o Evangelismo universal torna-se nulo e ineficaz.
Todo Cristão é um apologeta por natureza(de Cristo) e por chamado, pois aquele que não é capaz de defender as verdades do Evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo, defender a sua fé pessoal e comungal com o corpo de Cristo (a Igreja), aquele que não está disposto até mesmo a perder a sua própria vida (na verdade ganhá-la)esse não é digno de Cristo, não é nascido de Novo, como consequência não é justificado pelo Sacrifício de Cristo e independentemente de fazer parte de uma igreja ou até ser o pastor ou líder religioso vai para o LAGO DE FOGO E ENXOFRE que é a SEGUNDA MORTE.
QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO!!!

GRAÇA E PAZ!!!

ADRIANO RAMIRO

Anônimo disse...

Porque não faz um chat para os evangelicos converssarem até pregarem a palavra de Deus
Romulo

Postar um comentário